Blog

Mecânica Diesel em Guarantã Do Norte MT

  • Home
  • Blog
  • Saiba quando trocar a pastilha de freio

Saiba quando trocar a pastilha de freio

Fazer a manutenção correta de caminhão é fundamental para que o motorista possa trabalhar com seu veículo em segurança. Como mecânico, é seu trabalho sempre proporcionar o melhor serviço, conferindo as partes importantes rapidamente e evitando problemas de funcionamento.

Devido a esse fato, estamos aqui para te ajudar a reconhecer o momento certo de trocar a pastilha de freio do caminhão, e falaremos desse tópico ao longo do texto.

Em um mundo ideal, você teria tempo para fazer uma verificação minuciosa em todos os componentes de cada veículo que passa pela sua oficina.

Porém, como o tempo não costuma sobrar, é melhor saber como identificar a necessidade de manutenção rapidamente, mesmo que não se possa ter 100% de certeza logo de cara. E a pastilha de freio é um dos componentes que deve sempre estar em vista.

Ficou interessado em saber mais sobre a importância de trocar a pastilha de freio do caminhão e como ter certeza de que já está na hora? Acompanhe este post e entenda!

Por que a pastilha de freio é tão importante?
Reação rápida em emergências
Durante uma manobra simples ou mesmo em trânsito intenso, ter um bom sistema de freio é fundamental. A pastilha, como você já deve saber, é um componente muito importante nos freios a disco. Ao pisar no pedal, ela pressiona as laterais do disco e gera atrito, o que faz o carro parar.

Naturalmente, esse atrito se perde quando a peça está gasta. A consequência disso é que, quando o motorista precisa frear, o caminhão demora bem mais até parar. Isso pode tornar pequenas tarefas, como manobrar um veículo pesado, ainda mais difíceis.

Manutenção preventiva para evitar acidentes
Trocar a pastilha de freio do caminhão também é uma forma de evitar diversos riscos durante o trânsito. Boa parte dos acidentes é causada porque o veículo não respondeu corretamente ao motorista, demorando demais ou indo na direção errada. Problemas no freio são alguns dos mais recorrentes nesses cenários.

Fazendo a manutenção preventiva dessa peça, junto com outras verificações de rotina, você ajuda o motorista a ter uma viagem mais segura e tranquila. E quanto melhor for a qualidade do seu trabalho, maiores são as chances de que o cliente volte sempre que precisar de outra manutenção.